Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, compreende os alunos de 1 a 5 anos de idade, normalmente, é o primeiro momento de separação das crianças com seus vínculos afetivos familiares. Desta forma, a Educação Infantil é a base fundamental para todo o processo educacional não podendo desassociar o educar do cuidar para um desenvolvimento pleno e harmônico da criança.
Sendo assim, o Colégio Dimensão objetiva o desenvolvimento global da criança, complementando a educação familiar, atuando na socialização, autonomia e comunicação, em consonância com os documentos norteadores, tais como a LDB e a BNCC, promovendo vivências que lhes garantam o direito de: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e comunicar-se.
Para tal, contamos com uma Equipe Especializada (Docentes, Coordenadores e Gestores, Nutricionista, Fonoaudióloga, Dentista e Psicóloga) e um Espaço de Aprendizagem rico, amplo e seguro: gramado e parque arborizado, horta, pátio e quadra cobertos, anfiteatro, sala de vídeo e sala temática para aplicação do programa socioemocional, que irão auxiliar esse processo de apropriação cultural e aprendizagem.
Nomenclatura dos níveis
Nomenclatura | Faixa etária |
---|---|
Infantil | 1 ano |
Infantil 1 | 2 anos |
Infantil 2 | 3 anos |
Infantil 3 | 4 anos |
Infantil 4 | 5 anos |
Faixa etária 1 ano
Nessa faixa etária, nossos alunos contam com professores graduados nas áreas específicas de atuação (Pedagogia, Música e Teatro).
As turmas de 1 ano contam com o apoio de auxiliares de sala, que possuem um olhar atento e dão todo o suporte necessário para que a criança se sinta acolhida e pertencente à comunidade escolar.
Conteúdo programático:
• Linguagem oral: desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário por meio de histórias curtas e músicas; discriminação auditiva e visual.
• Conhecimentos matemáticos: dentro/fora, perto/longe, igual/diferente, aberto/fechado, contagem (1 e 2), cheio/vazio, dia/noite, cores (primárias).
• Natureza e Cultura: alimentação saudável, corpo/movimento, a escola, os amigos, os animais (sons).
• Identidade e autonomia: expressão e sentimentos, hábitos, respeito e amizade.
• Movimento: coordenação motora corporal, equilíbrio, jogos e brincadeiras.
• Música: As aulas de música estimulam a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático; além de ativar áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras línguas.
• Teatro: Oportunizar a integração em grupo, concentração, memorização, desenvoltura, criatividade e sentidos, possibilitando exercitar suas capacidades cognitivas, afetivas e imaginação. É um momento de descontração e de estimular a expressividade.
Faixa etária 2 anos
Nessa faixa etária, nossos alunos contam com professores graduados nas áreas específicas de atuação (Pedagogia, Música, Arte, Educação Física, Inglês e Teatro).
As turmas de 2 anos contam com o apoio de auxiliares de sala, que possuem um olhar atento e dão todo o suporte necessário para que a criança se sinta acolhida e pertencente à comunidade escolar.
Conteúdo Programático:
• Linguagem: objetiva o desenvolvimento de competências literárias e linguísticas. Tais quais:
- Compreender e produzir textos orais ou escritos, de diferentes gêneros e domínios discursivos;
- Compreender a língua como fato cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos conteúdos de uso;
- Apresentar textos com envolvimento da imaginação e da emoção.
• Matemática: Os objetivos gerais que orientam a programação são:
- Compreender o significado do número;
- Compreender a medida como um número que representa o resultado da comparação entre duas grandezas da mesma natureza;
- Dimensionar o espaço estabelecendo relações entre lugares, tamanhos e formas;
- Recursos com jogos que favorecem a assimilação abrangente, construção de hipóteses, elaboração e soluções de problemas.
• Natureza e Cultura: proporcionar a criança conhecer onde vive, observando, registrando, buscando, comparando, estabelecendo relações, discutir semelhanças e diferenças, para que possa compreender, valorizar e respeitar a diversidade de nossa cultura.
• Arte: As experiências com as artes plásticas ou visuais, as danças, músicas, o teatro e os recursos audiovisuais contribuem para que a criança desenvolva senso crítico e estético, o conhecimento de si mesma, dos outros e do mundo que a cerca.
• Educação Física: Esta disciplina inicia-se a partir dos 3 anos. As atividades buscam o desenvolvimento holístico do indivíduo, visto os diversos conteúdos que abordamos durante a aula de educação física, tais como: o sistema motor, neurológico, cognitivo, psicológico, nutricional, afetivo, social, entre muitas outros que são estímulos durante as aulas.
• Inglês – Programa Bilíngue – EDUCATE BY RICHMOND: um dos diferenciais do Colégio Dimensão é a possibilidade do ensino da língua inglesa de maneira natural, contextualizada e significativa com aulas diárias em Inglês.
• Música: as aulas de música estimulam a sensibilidade, a capacidade de concentração e memória das crianças, aliados ao processo de ensino trazem inúmeros benefícios, ajudando no processo de alfabetização e raciocínio lógico, por exemplo.
• Teatro: estimula a integração do grupo, concentração, memorização, desenvoltura, criatividade e sentidos. Possibilitando exercitar suas capacidades cognitivas, afetivas e imaginações. Momento de descontração, de criação de vínculos e expressividade.
Faixa etária 3 a 5 anos
Nessa faixa etária nossos alunos contam com professores graduados nas áreas específicas de atuação (Pedagogia, Música, Arte, Educação Física, Inglês e Teatro).
As turmas de 3 a 5 anos contam com o apoio de auxiliares para as atividades educacionais de lazer, higiene, segurança e alimentação.
Conteúdo Programático:
• Linguagem: objetiva o desenvolvimento de competências literárias e linguísticas. Tais quais:
- Compreender e produzir textos orais ou escritos, de diferentes gêneros e domínios discursivos;
- Compreender a língua como fato cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos conteúdos de uso;
- Apresentar textos com envolvimento da imaginação e da emoção.
• Matemática: Os objetivos gerais que orientam a programação são:
- Compreender o significado do número;
- Compreender a medida como um número que representa o resultado da comparação entre duas grandezas da mesma natureza;
- Dimensionar o espaço estabelecendo relações entre lugares, tamanhos e formas;
- Recursos com jogos que favorecem a assimilação abrangente, construção de hipóteses, elaboração e soluções de problemas.
• Natureza e Cultura: proporcionar a criança conhecer onde vive, observando, registrando, buscando, comparando, estabelecendo relações, discutir semelhanças e diferenças, para que possa compreender, valorizar e respeitar a diversidade de nossa cultura.
• Arte: As experiências com as artes plásticas ou visuais, as danças, músicas, o teatro e os recursos audiovisuais contribuem para que a criança desenvolva senso crítico e estético, o conhecimento de si mesma, dos outros e do mundo que a cerca.
• Educação Física: Esta disciplina inicia-se a partir dos 3 anos. As atividades buscam o desenvolvimento holístico do indivíduo, visto os diversos conteúdos que abordamos durante a aula de educação física, tais como: o sistema motor, neurológico, cognitivo, psicológico, nutricional, afetivo, social, entre muitas outros que são estímulos durante as aulas.
• Inglês – Programa Bilíngue – EDUCATE BY RICHMOND: um dos diferenciais do Colégio Dimensão é a possibilidade do ensino da língua inglesa de maneira natural, contextualizada e significativa com aulas diárias em Inglês.
• Música: as aulas de música estimulam a sensibilidade, a capacidade de concentração e memória das crianças, aliados ao processo de ensino trazem inúmeros benefícios, ajudando no processo de alfabetização e raciocínio lógico, por exemplo.
• Teatro: estimula a integração do grupo, concentração, memorização, desenvoltura, criatividade e sentidos. Possibilitando exercitar suas capacidades cognitivas, afetivas e imaginações. Momento de descontração, de criação de vínculos e expressividade.
• Educação Socioemocional – Escola da Inteligência: visto a importância da escola no delineamento do projeto de vida dos estudantes, como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras-pessoas, o Colégio Dimensão por meio do Programa Escola da Inteligência, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, implementa uma cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, dentro da comunidade escolar.
Horário das aulas
Matutino: 7h30 às 12h00.
Vespertino: 13h00 às 17h30.
Projetos da nossa escola
Projeto Leitura: o aluno leva para casa um livro, para que, com seus familiares, possa ler e ouvir histórias. Juntamente com o livro segue uma folha para o registro da história que poderá ser retratada através de um desenho feito pelo aluno. Há um rodízio da “Sacolinha da Leitura” entre os alunos e uma vez por semana o livro e a folha de registro são devolvidos para a escola. Em sala, os alunos recontam as histórias que levaram para casa, proporcionando um momento de troca e estímulo a leitura e a criatividade, visto a importância do livro como recurso didático e de apropriação cultural.
Campanha Lacre Solidário: tem como objetivo arrecadar garrafas “Pets” de 2 litros cheias de lacres de alumínio, a cada 140 garrafas cheias podemos trocar por uma cadeira de rodas em parceria com a CCR SPVIAS. Sensibilizando nossos alunos à empatia, a ações solidárias, bem como a ideia de sustentabilidade ambiental e social para o futuro do Planeta. Até o momento conseguimos por meio da arrecadação 4 cadeiras de rodas que foram doadas.
Plantando o bem: em parceria com a comunidade escolar, realizamos uma arrecadação de mudas de plantas, para que os alunos acompanhem o processo de manejo, cultivo e cuidado com esses seres tão fundamentais para a consolidação e manutenção da nossa vida. Buscando, a partir dessa vivência, um ensino transversal, importante não só para a formação escolar, mas sim para a formação cidadã dos nossos alunos, que irá se desdobrar de diversas formas.
Atividades extracurriculares
- Basquetebol
- Dança
- Judô
- Culinária
- Robótica
Equipe especializada na área da saúde
A Educação Infantil conta com as seguintes profissionais da Área da Saúde, para o acompanhamento semanal em todas as turmas, apoiando, motivando, ensinando e orientando alunos e seus familiares.
A atuação fonoaudiológica no âmbito educacional tem como missão auxiliar no processo educativo, através de conhecimentos específicos relacionados à aquisição da leitura e escrita, linguagem oral, motricidade orofacial, voz e audição. Desta forma podemos prevenir e/ou identificar precocemente alterações no desenvolvimento infantil.
Escola com fonoaudiólogo sai na frente!
Nutricionista
Programação e elaboração do cardápio da Educação Infantil, respeitando necessidades nutricionais específicas e hábitos alimentares. Assim como acompanhar a aceitação e dar suporte e atendimento aos pais quando necessário.
Psicóloga
A Psicóloga Institucional investiga e estuda as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, físicas emocionais, sociais entre outras. Dando suporte aos professores, orientações aos pais e familiares e encaminhamento quando necessário.
Coordenação Pedagógica
Ana Rosa Cruz Borin
Coordenadora Pedagógica
Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia, pela FREA. Pós graduada em Coordenação pedagógica pela UNIP. Atuo como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil neste colégio há 16 anos. “Conviver com as crianças é gratificante e encantador. Sou muito grata e realizada nesta profissão.”