Ensino Fundamental – Anos Iniciais
O Ensino Fundamental – Anos Iniciais, compreende as turmas do 1º ao 5º ano, as crianças dessa faixa etária estão vivenciando um processo de mudanças importantes em seu desenvolvimento no que repercute em suas relações pessoais, com os outros e com o mundo.
Dessa forma, o Colégio Dimensão busca articular as experiências vivenciadas na Educação Infantil com a progressiva sistematização dos conteúdos do Ensino Fundamental, como previsto nos documentos norteadores. Todo nosso trabalho é pautado no respeito à criança, como indivíduo livre, pensante e capaz, auxiliando seu processo de apropriação do conteúdo historicamente construído pela sociedade e desenvolvendo suas habilidades e competências dentro de suas especificidades e convívio social em um ambiente adequado, seguro e acolhedor.
Visto a importância da escola no delineamento do projeto de vida dos estudantes, como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras-pessoas, o Colégio Dimensão por meio do Programa Escola da Inteligência, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, implementa uma cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, dentro da comunidade escolar.
Um dos diferenciais do Colégio Dimensão é a possibilidade do ensino da língua inglesa de maneira natural, contextualizada e significativa através de aulas ministradas diariamente em inglês, por meio da implementação gradual do programa EDUCATE BY RICHMOND, que em 2021 também contemplará nosso 4º ano.
Nosso Corpo Docente Qualificado é responsável pelo apoio e orientação aos alunos, por meio do desenvolvimento harmônico de todas suas potencialidades em consonância com os objetivos educacionais. E, ainda, contamos com uma Psicóloga Institucional, para suporte preventivo, orientação e encaminhamento para outros profissionais, quando necessário.
1º ANO
O 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em continuidade à Educação Infantil, acolhe integralmente à criança, apoia sua socialização e desenvolvimento, por meio da articulação das experiências da Educação Infantil que se desdobram aos componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. São 30 aulas semanais, ministradas por Pedagogos e Licenciados Especialistas. O material didático foi pensado em um modelo A3, para uma visão mais ampla e participação autônoma e significativa da criança em seu processo de aprendizagem.
Componentes Curriculares – 1º ano
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Natureza e Cultura (História, Geografia e Ciências);
- Arte;
- Movimento;
- Música;
- Educação Física;
- Teatro;
- Escola da Inteligência;
- Inglês (Programa EDUCATE).
LÍNGUA PORTUGUESA – O Ensino da Língua Portuguesa, objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno; são propostas que pretendem fazer com que os alunos se apropriem da língua de maneira eficaz e significativa, que desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas e, principalmente, da ação sobre o objeto.
São três os objetivos principais:
- Desenvolvimento das habilidades comunicativas básica de expressão oral e escrita;
- Desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Desenvolvimento da reflexão crítica
MATEMÁTICA – Propormos uma programação e uma metodologia que favorecem a oportunidade de pensar, por meio da resolução e elaboração de situações-problema, adivinhas do cotidiano dos alunos, de jogos propostos, contextos históricos da área, meio tecnológicos e outros. Com isso, criamos condições para discussão, troca de pontos de vista, criação de estratégias, argumentação e desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da comunicação e da cooperação.
NATUREZA E CULTURA – (História, Geografia e Ciências) tem como objetivo levar o aluno a identificar seu grupo de convívio e as relações com outros tempos e espaços, é despertar o olhar científico, utilizando a curiosidade natural, é faze-los compreender o mundo e suas transformações.
Pressupondo que o aluno seja, em vez de cidadão do amanhã, cidadão hoje, ampliando a possibilidade presente de atuação social e viabilizar a capacidade plena de participação do aluno no futuro.
ARTE – Desenvolver a percepção estética sensível, a criatividade e a imaginação ao representar ideias, pensamentos e sentimentos, possibilitando descobertas e/ou criação de técnicas e procedimentos na parte de pintar, desenhar, dançar entre outras.
MÚSICA – Apreciar a música nos mais diferentes contextos culturais para compreender a linguagem dos sons e suas variáveis.
MOVIMENTO – Nesta matéria, grande parte do conteúdo foi elaborada através de jogos e brincadeiras para aprimorar as coordenações : motora e visual, fina e grossa , bem como as percepções de localizações , direções , posições, dimensões e distância .Trabalha-se também as condutas de base como: equilíbrio, postura, andar, correr, pular, subir e descer .
EDUCAÇÃO FÍSICA – Um dos objetivos primordiais da Educação Física escolar é fornecer conhecimentos teóricos e práticos, a fim de promover a autonomia dos indivíduos com relação a esportes, ginásticas, danças, brincadeira e jogos, elementos presentes na cultura corporal existente no Brasil e no mundo.
TEATRO – Tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que o aluno tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – O programa implanta nos alunos um ensino para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
INGLÊS – PROGRAMA BILÍNGUE – EDUCATE BY RICHMOND: um dos diferenciais do Colégio Dimensão é a possibilidade do ensino da língua inglesa de maneira natural, contextualizada e significativa com aulas diárias em Inglês.
2º E 3º ANOS
Os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais buscam a continuidade do desenvolvimento e consolidação do processo de percepção, de entendimento e representação, base para o entendimento do sistema alfanumérico. Nessa etapa, evoluem-se os conteúdos e abordagens a serem feitas nas disciplinas de formação básica ao aluno, contamos com o profissional da pedagogia para aplicar e ministrar, em sua grande maioria, as aulas de: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências da Natureza e Escola da Inteligência e os professores especialistas que ministram: Arte, Inglês (EDUCATE) e Educação Física.
No 2º ano os alunos começam realizar as avaliações (“provas”) semanalmente, previstas em um calendário fixo, das mais variadas formas, visto a importância para o acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma rotina de estudos. As apostilas já são pensadas em um modelo padrão, A4, bimestral. As provas são semanais, sendo uma prova por semana.
Grade Curricular – 2º e 3º anos
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciência da Natureza;
- Arte;
- Educação Física;
- Escola da Inteligência;
- Inglês (Programa EDUCATE).
LÍNGUA PORTUGUESA – O Ensino da Língua Portuguesa, objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno; são propostas que pretendem fazer com que os alunos se apropriem da língua de maneira eficaz e significativa, que desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas e, principalmente, da ação sobre o objeto.
São três os objetivos principais:
• Desenvolvimento das habilidades comunicativas básica de expressão oral e escrita;
• Desenvolvimento do raciocínio lógico;
• Desenvolvimento da reflexão crítica
MATEMÁTICA – Propormos uma programação e uma metodologia que favorecem a oportunidade de pensar, por meio da resolução e elaboração de situações-problema, adivinhas do cotidiano dos alunos, de jogos propostos, contextos históricos da área, meio tecnológicos e outros. Com isso, criamos condições para discussão, troca de pontos de vista, criação de estratégias, argumentação e desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da comunicação e da cooperação.
HISTÓRIA – Visa levar o aluno a identificar seu grupo de convívio e as relações que estabelece com outros tempos e espaços; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais; questionar a realidade problemas e buscando possíveis soluções; valorizar o patrimônio sociocultural, respeitando sua diversidade, atuando como cidadão consciente dos seus direitos e deveres.
GEOGRAFIA – A importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico e este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
CIÊNCIAS DA NATUREZA – O objetivo primordial no ensino de ciências é despertar o olhar científico, utilizando a curiosidade natural dos alunos, aptos na arte de explorar. Compreender o mundo e suas transformações, bem como reconhecer o homem como parte do universo e como individuo único, capaz de questionar o que vê e ouve acerca dos fenômenos da natureza e transformações produzidas por ela.
ARTE – Desenvolver a percepção estética sensível, a criatividade e a imaginação ao representar ideias, pensamentos e sentimentos, possibilitando descobertas e/ou criação de técnicas e procedimentos na parte de pintar, desenhar, dançar entre outras.
EDUCAÇÃO FISICA – Um dos objetivos primordiais da Educação Física escolar é fornecer conhecimentos teóricos e práticos, afim de promover a autonomia dos indivíduos com relação a esportes, ginásticas, danças, brincadeira e jogos, elementos presentes na cultura corporal existente no Brasil e no mundo.
INGLÊS- PROGRAMA BILINGUE EDUCATE BY RICHMOND – É um programa bilíngue completo; as aulas são diárias. Em 2021 seguimos até o 4º dos Anos Iniciais e assim sucessivamente ano a ano.
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – O programa implanta nos alunos um ensino para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
4º ANO
No 4º ano do Ensino Fundamental – anos Iniciais, as aulas passam a ser ministradas apenas por Professores Especialistas que buscam trabalhar de maneira mais contextualizada e aprofundada suas áreas, despertando a curiosidade, imaginação e o caráter investigativo dos alunos, essenciais para o processo de aprendizagem. A organização das disciplinas e seus respectivos profissionais foi pensada para uma maior familiaridade dos alunos com a formação padrão dos futuros anos escolares. Apostilas em formato A4, bimestrais e avaliações semanais, em calendário fixo, para o desenvolvimento da rotina de estudos dos alunos. A partir deste ano, contamos, também, com simulados semestrais.
Grade Curricular – 4º ano
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciência da Natureza;
- Artes;
- Educação Física;
- Escola da Inteligência;
- Inglês – Programa EDUCATE.
LÍNGUA PORTUGUESA – O Ensino da Língua Portuguesa, objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno; são propostas que pretendem fazer com que os alunos se apropriem da língua de maneira eficaz e significativa, que desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas e, principalmente, da ação sobre o objeto.
São três os objetivos principais:
• Desenvolvimento das habilidades comunicativas básica de expressão oral e escrita;
• Desenvolvimento do raciocínio lógico;
• Desenvolvimento da reflexão crítica
MATEMÁTICA – Propormos uma programação e uma metodologia que favorecem a oportunidade de pensar, por meio da resolução e elaboração de situações-problema, adivinhas do cotidiano dos alunos, de jogos propostos, contextos históricos da área, meio tecnológicos e outros. Com isso, criamos condições para discussão, troca de pontos de vista, criação de estratégias, argumentação e desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da comunicação e da cooperação.
HISTÓRIA – Visa levar o aluno a identificar seu grupo de convívio e as relações que estabelece com outros tempos e espaços; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais; questionar a realidade problemas e buscando possíveis soluções; valorizar o patrimônio sociocultural, respeitando sua diversidade, atuando como cidadão consciente dos seus direitos e deveres.
GEOGRAFIA – A importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico e este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
CIÊNCIAS DA NATUREZA – O objetivo primordial no ensino de ciências é despertar o olhar científico, utilizando a curiosidade natural dos alunos, aptos na arte de explorar. Compreender o mundo e suas transformações, bem como reconhecer o homem como parte do universo e como individuo único, capaz de questionar o que vê e ouve acerca dos fenômenos da natureza e transformações produzidas por ela.
ARTE – Desenvolver a percepção estética sensível, a criatividade e a imaginação ao representar ideias, pensamentos e sentimentos, possibilitando descobertas e/ou criação de técnicas e procedimentos na parte de pintar, desenhar, dançar entre outras.
EDUCAÇÃO FISICA – Um dos objetivos primordiais da Educação Física escolar é fornecer conhecimentos teóricos e práticos, afim de promover a autonomia dos indivíduos com relação a esportes, ginásticas, danças, brincadeira e jogos, elementos presentes na cultura corporal existente no Brasil e no mundo.
INGLÊS- PROGRAMA BILINGUE EDUCATE BY RICHMOND – É um programa bilíngue completo; as aulas são diárias. Em 2021 seguimos até o 4º dos Anos Iniciais e assim sucessivamente ano a ano.
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – O programa implanta nos alunos um ensino para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
5º ANO
O 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é um ano conclusivo, fechamos esse ciclo, que se iniciou no 1º ano, com o letramento da criança que hoje se prepara para mais uma etapa importante para seu desenvolvimento e aprendizado. No 5º ano o conteúdo que foi gradualmente trabalhado no Ensino Fundamental – anos iniciais assume sua forma mais complexa e cheia de novos desafios. Nosso material bimestral, em formato A4, avaliações semanais e simulados semestrais, com calendário prévio, foi pensando e desenvolvido para dar todo apoio e suporte à uma aprendizagem significativa, contextualizada e harmônica.
Grade Curricular – 5º ano
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciência da Natureza;
- Arte;
- Educação Física;
- Escola da Inteligência;
- Inglês
LÍNGUA PORTUGUESA – O Ensino da Língua Portuguesa, objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno; são propostas que pretendem fazer com que os alunos se apropriem da língua de maneira eficaz e significativa, que desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas e, principalmente, da ação sobre o objeto.
São três os objetivos principais:
• Desenvolvimento das habilidades comunicativas básica de expressão oral e escrita;
• Desenvolvimento do raciocínio lógico;
• Desenvolvimento da reflexão crítica
MATEMÁTICA – Propormos uma programação e uma metodologia que favorecem a oportunidade de pensar, por meio da resolução e elaboração de situações-problema, adivinhas do cotidiano dos alunos, de jogos propostos, contextos históricos da área, meio tecnológicos e outros. Com isso, criamos condições para discussão, troca de pontos de vista, criação de estratégias, argumentação e desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da comunicação e da cooperação.
HISTÓRIA – Visa levar o aluno a identificar seu grupo de convívio e as relações que estabelece com outros tempos e espaços; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais; questionar a realidade problemas e buscando possíveis soluções; valorizar o patrimônio sociocultural, respeitando sua diversidade, atuando como cidadão consciente dos seus direitos e deveres.
GEOGRAFIA – A importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico e este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
CIÊNCIAS DA NATUREZA – O objetivo primordial no ensino de ciências é despertar o olhar científico, utilizando a curiosidade natural dos alunos, aptos na arte de explorar. Compreender o mundo e suas transformações, bem como reconhecer o homem como parte do universo e como individuo único, capaz de questionar o que vê e ouve acerca dos fenômenos da natureza e transformações produzidas por ela.
ARTE – Desenvolver a percepção estética sensível, a criatividade e a imaginação ao representar ideias, pensamentos e sentimentos, possibilitando descobertas e/ou criação de técnicas e procedimentos na parte de pintar, desenhar, dançar entre outras.
EDUCAÇÃO FISICA – Um dos objetivos primordiais da Educação Física escolar é fornecer conhecimentos teóricos e práticos, afim de promover a autonomia dos indivíduos com relação a esportes, ginásticas, danças, brincadeira e jogos, elementos presentes na cultura corporal existente no Brasil e no mundo.
INGLÊS – A aquisição da competência em comunicação é o principal ponto do ensino da língua inglesa no 5º ano. Não é, portanto, mera transmissão de automatismos ou treinos gramaticais. É uma experiência de comunicação humana que o educando vivencia como prática de vida. Sob o ponto de vista social, o ensino da língua inglesa desenvolve habilidades de compreensão e produção de estratégias cognitivas, como identificar, comparar, combinar, generalizar, memorizar. Com esse propósito, o material é direcionado ao encorajamento da comunicação através de situações de estímulo a produções orais e escritas.
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – O programa implanta nos alunos um ensino para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
Projetos da Nossa Escola
- Campanha Lacre Solidário: tem como objetivo arrecadar garrafas “Pets” de 2 litros cheias de lacres de alumínio, a cada 140 garrafas cheias podemos trocar por uma cadeira de rodas em parceria com a CCR SPVIAS. Sensibilizando nossos alunos à empatia, a ações solidárias, bem como a ideia de sustentabilidade ambiental e social para o futuro do Planeta. Até o momento conseguimos por meio da arrecadação 4 cadeiras de rodas que foram doadas.
- Plantando o bem: em parceria com a comunidade escolar, realizamos uma arrecadação de mudas de plantas, para que os alunos acompanhem o processo de manejo, cultivo e cuidado com esses seres tão fundamentais para a consolidação e manutenção da nossa vida. Buscando, a partir dessa vivência, um ensino transversal, importante não só para a formação escolar, mas sim para a formação cidadã dos nossos alunos, que irá se desdobrar de diversas formas.
- Fome de livros: Tem a importância de despertar e estimular o gosto pela leitura em nossos alunos dos mais diversos gêneros e promover o cuidado e respeito com material físico (livros, revistas, gibis, geladeira-local de armazenamento dos livros para trocas) o que acarretará um desenvolvimento natural na fala, escrita e o aprimoramento na interpretação de textos.
Atividades Extracurriculares
– Basquetebol
– Dança
– Judô
– Culinária
– Robótica
Psicóloga Institucional
Nicole Salgado
Nossa Psicólogo Institucional visa orientar pais, alunos e equipe pedagógica para um melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem e proporcionar uma boa relação aluno-família-comunidade-escola promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, identificando possíveis dificuldades dos alunos quanto processo de aprendizagem e relacionamento interpessoal e fazer encaminhamentos , quando necessário, para outros profissionais.
Alessandra Cristina Madalena Muniz
Coordenadora Pedagógica
Graduada em Pedagogia e em Arte.
Pós-graduada em Formação e Gestão em Educação a Distância.
Telefone para contato: 14 99184-7046